quinta-feira, 24 de junho de 2010

Atividade física no inverno!


O inverno chegou. Com ele, vem a preguiça de acordar mais cedo... A cama fica mais aconchegante, é difícil sair das cobertas e vestir o short de ginástica no lugar do pijama.

É mesmo difícil continuar no pique da malhação depois que a temperatura cai e o sol ameniza. Mas ter um corpinho sarado é só um dos muitos benefícios que um bom treino pode trazer a você.

1. Se você quer emagrecer, precisa manter a atividade física na sua agenda - mesmo durante o inverno. Qualquer atividade física é queimadora de calorias, porém é necessário ficar de olho no que você come pós-suor. A melhor pedida é combinar carboidratos e proteínas, principalmente se você faz musculação. Boas pedidas são: um iogurte desnatado com cereais ou uma vitamina de leite e frutas.

2. Quando faz ginástica, você acelera o seu metabolismo. O corpo passa a responder de forma muito mais rápida aos estímulos, incluindo a digestão.

3. Fazer exercícios melhora a qualidade do sono. Isso porque, enquanto treina, você libera uma série de hormônios do bem-estar, que vão te deixar num estado bastante relaxado. Mas prefira fazer ginástica pelo menos duas horas antes de ir para a cama - é o tempo que seu cérebro precisa para desligar naturalmente.

4. Uma boa ginástica pode prevenir até câncer! Ainda não se sabe o mecanismo exato, porém já existem estudos que indicam que, por fortalecerem o sistema imunológico, os exercícios contribuem para barrar doenças, em geral.

5. O bom raciocínio e a boa memória são características comuns de quem treina regularmente. Isso porque, ao praticar atividades físicas, você oxigena melhor o cérebro, fazendo com que ele execute com muito mais eficiência suas funções.

6. O seu coração agradece a cada semana que você vence a preguiça. Os exercícios aeróbios (corrida e caminhada, por exemplo), principalmente, funcionam como dilatadores dos vasos, facilitando a circulação do sangue e impedindo alguma obstrução. Com o tempo, você também ganha mais condicionamento e seu coração, mais forte, pode bater menos vezes para bombear a mesma quantidade de sangue.

7. Não tem dor nas costas que resista a uma boa ginástica orientada. Fortalecendo a musculatura, você protege a coluna e evita as terríveis dores, comuns após um dia de trabalho.

Atividade física – orientada – é sempre fundamental para a saúde. Mas nada de exageros além do seu limite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário