segunda-feira, 17 de maio de 2010

AVEIA - UM ALIMENTO FUNCIONAL



A aveia é um alimento bem completo para o cardápio diário: ótima fonte de fibras, proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, cada colher de sopa contém apenas 50 calorias.

As propriedades da aveia:

. Fibras solúveis - Contribuem para o controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, melhoram o trânsito intestinal, evitando constipação, e estão associadas à diminuição do risco de câncer de cólon

. Ferro - Essencial para o transporte de oxigênio e formação de glóbulos vermelhos no sangue

. Magnésio - Contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e para o desenvolvimento dos ossos e dentes

. Manganês - Mineral que atua junto com diversas enzimas para facilitar os processos metabólicos e tem ação antioxidante

. Fósforo - Tem papel fundamental na saúde de ossos e dentes e auxilia a regeneração de tecidos

. Zinco - Fundamental para o sistema de defesas do organismo e para a fabricação do material genético

. Vitaminas B1 e B5 - As vitaminas do complexo B garantem a produção de energia pelo organismo e o bom funcionamento do sistema nervoso e hormonal.

Como consumir:

A aveia em flocos finos ou o farelo de aveia podem ser polvilhados diretamente sobre frutas frescas, cortadas em cubos ou amassadas em forma de purê — nesse caso, a banana amassada com aveia é a receita mais popular. Também pode ser acrescentada a sucos ou vitaminas de frutas.

Outra forma de aproveitar os flocos no café da manhã é preparando um mingau de aveia, com leite e canela. A farinha de aveia também é muito usada para fazer biscoitos doces e massas de tortas, bolos e pães.

Vale a pena investir nesse alimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário