segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Alfarroba: uma ótima opção pra substituir o chocolate!



Você já se imaginou comendo um chocolate que só traz benefícios para sua saúde e não engorda? Parece milagre, mas é alfarroba! A alfarroba, também conhecida como “chocolate saudável”, é utilizada em vários processos industriais.

Na alimentação, o pó ou a farinha de alfarroba, derivados da polpa da vagem torrada e moída, são utilizados para substituir o cacau e podem ser usados para fazer bolos, mousses, pães, biscoitos, panquecas etc.

A diferença em relação ao cacau está no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.

A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1, vitamina B2, vitamina A, cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.

A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante, tais como cafeína e teobromina, presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares, possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais.

Ela também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido a esse alto teor de fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro se comparado a outras fibras.

Estudos recentes também mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os componentes do fruto podem ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas.

Um comentário:

  1. O artigo está bom, mas a imagem?????? conheço alfarrobas desde miúda e parece-me que houve engano na foto.

    ResponderExcluir