segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Prepare-se para o carnaval!
Saiba como se alimentar para nos dias de folia
Carnaval se aproximando, a rotina variando e com isso, alimentos que não são de costume passam a fazer parte dos dias de festa. Como consequência, vêm a sensação do corpo estranho,pesado, inchado e até mesmo, aumento de celulite. Cuidado!Esses sintomas podem ser reflexo do aumento de toxinas no organismo.
O ideal é fazer uma desintoxicação para que o fígado consiga eliminar essas toxinas que roubam nossa vitalidade. A alimentação com mais frutas, verduras, carnes magras, carboidratos integrais e água de coco pode ajudar muito. Além disso, é indicado suspender o uso de açucares, farinha branca e frituras.
Para ajudar a manter os níveis de energia e a glicemia normal, a médica aconselha acrescentar frutas oleaginosas, que são carregadas de nutrientes, como as gorduras mono-insaturada e poli-insaturada, vitaminas e minerais, que trazem vários benefícios à saúde. Veja um exemplo: 2 castanhas do Pará + 2 nozes + frutas secas.
Receitas
Suco desintoxicante:
1 cenoura pequena
1 folha de couve
4 galhos de salsinha
1 maçã
1 copo de água
Bater bem no liquidificador e beber em jejum.
Chá diurético:
Hibisco ou cavalinha
Lascas de gengibre
1 litro de água
Prepare e tome durante o período da manhã.
Caminhadas pela manhã e à noite farão muito bem para quem não é adepto a academias.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Como não boicotar sua dieta
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Praia: saiba o que consumir para manter a saúde e a boa forma
Com o termômetro marcando de 30 a 36 graus nesse verão, a opção têm sido passar o dia inteiro na praia. O alerta é na hora das refeições. É preciso ter muito cuidado com o que se consome – para manter a saúde e a boa forma. Os alimentos não industrializados, feitos por ambulantes, são os de maior risco de contaminação por bactérias. “É importante observar as condições de higiene e o uso de toucas, luvas e máscaras no preparo e manuseio dos alimentos”, aconselha a médica.
O melhor é, sempre que possível, consumir os alimentos industrializados e embalados, como bebidas, picolés e biscoito polvilho, ao invés de comprar produtos de ambulantes. “Outra dica é tomar um café da manhã reforçado antes de sair de casa, para a fome não bater rapidamente. E leve de casa suco de fruta natural, água de coco, barras de cereais, castanhas, frutas desidratadas, sanduíches, frutas lavadas e biscoitos integrais na embalagem original, além de salada de frutas e açaí com granola. E evite levar sanduíches com maionese, queijos e frios, frituras e alimentos perecíveis, como salsicha e presunto. Assim, é possível manter a saúde e a boa forma”, explica Dra. Luciana.
Cuidados com alimentos muito consumidos na praia:
Mate de galão – Ele é de altíssimo risco. Uma pesquisa revela que 100 amostras avaliadas apresentavam mais de 50% da quantidade de coliformes fecais permitidos, o que pode provocar diarreias e vômitos. Pode haver contaminação desde o tipo de água utilizada (muitos dizem ser feito até com água de torneira da praia), do tipo de gelo e da limpeza dos recipientes. A venda desse tipo de mate já foi proibida, mas não é respeitada.
Queijo coalho – Possui alto risco, pois a maioria dos queijos tipo coalho é proveniente de leite não pasteurizado e é produzida de forma caseira, por isso pode conter vários micro-organismos como a listeria e coliformes causadores de infecções alimentares, especialmente em crianças, idosos, gestantes ou pessoas com o sistema imunológico mais comprometido. O risco é um pouco reduzido se for muito bem assado.
Camarão frito no espeto – Possui risco alto de contaminação pela exposição solar acontecer de maneira direta em cima da bandeja. Mesmo sendo submetidas à alta temperatura na hora do preparo, muitas bactérias ainda permanecem vivas e podem se multiplicar, enquanto os espetos são carregados, expostos ao sol. Todos os frutos do mar consumidos na praia são perigosos, especialmente as ostras.
Milho – É preciso primar pela limpeza e manter o produto armazenado em água quente por, no máximo, 12h.
Picolés - Evite comprar picolés de marcas desconhecidas, pois não se sabe a procedência dos produtos utilizados, como o tipo de água.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Fora ressaca!
Assinar:
Postagens (Atom)