quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Você já pensou no malefício que o excesso de açúcar traz para a saúde da criançada?

Alimentos como biscoitos recheados, geléias, refrigerantes, achocolatados, balas e doces, quando ingeridos em excesso, são verdadeiros inimigos da saúde dos pequenos. Entre as principais consequências estão a obesidade, cáries e redução na concentração.
Na boca, o mal vem em forma de cáries e em infecções, pois o açúcar promove a proliferação de bactérias que aumentam as chances de inflamação na boca e nos dentes.
Já a falta de atenção se deve à grande quantidade de insulina no sangue e aumento da quantidade de adrenalina. Em excesso, o hormônio adrenalina pode provocar ansiedade, excitação e dificuldade de concentração. Foi o que atestou uma pesquisa realizada por pediatras da Escola de Medicina da Universidade de Yale, que mostrou que a ingestão excessiva de açúcar pode deixar as crianças pequenas irritadas e dispersivas.
Outra questão que não pode ser deixada de lado é o perigo da obesidade. Uma alimentação rica em açúcar e desbalanceada cria oportunidade para a criança ficar obesa e anêmica. Isso acontece porque qualquer açúcar, assim como o mel, é um carboidrato simples e é absorvido rapidamente pelo corpo. A rápida absorção provoca a elevação dos níveis de açúcar no sangue na mesma velocidade, o que leva ao aumento da liberação de insulina e, consequentemente, ao aumento do apetite. Esse quadro eleva as chances de compulsão alimentar, atrelada ao mau hábito alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário