quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cuidado com os agrotóxicos!



Como todos sabem, comer alimentos com agrotóxico faz mal à saúde!

Por isso, uma dica importante é dar prioridade às frutas e verduras da época, pois, para a produção fora da temporada natural, é necessário usar mais agrotóxicos.

Além disso, outros cuidados são essenciais:

- Deixe os alimentos por 2h na geladeira antes de lavar;

- Lave em água corrente durante um minuto esfregando com uma esponja e coloque, por 5 minutos, em uma solução de 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária;

- Tire as folhas externas das verduras, pois elas concentram mais agrotóxicos;

- Descasque as frutas, especialmente pêssegos e maçãs;

- Retire a gordura da carne e a pele do frango, pois substâncias tóxicas se acumulam mais nos tecidos gordurosos;

- Diversifique os vegetais consumidos, pois assim você reduz a ingestão de um mesmo agrotóxico;

- Dê preferência a produtos regionais, pois os alimentos que percorrem longas distâncias, como os importados, normalmente são pulverizados pós-colheita e possuem mais agrotóxicos.

Alimentos com menos agrotóxico:

Feijão, caqui, pitanga, abacate, acerola, jabuticaba, coco, mexerica e nêspera - por ter um ciclo curto de cultivo, esses alimentos recebem menos pulverizações com agrotóxicos.

Alimentos com média quantidade de agrotóxicos:

Beterraba, cenoura, arroz, alho, banana, manga, abacaxi, melancia, laranja, mamão formosa, maracujá - todos têm ciclo de vida intermediário e recebem doses maiores de substâncias nocivas.

Alimentos com muito agrotóxico:

Alface, pimentão, tomate, berinjela, pepino, abobrinha, morango, goiaba, uva, maçã, pêssego, mamão papaia, figo, pêra, melão, nectarina - o cultivo dessas frutas e hortaliças requer cuidado especial, já que são muito frágeis e vulneráveis ao ataque de pragas, daí a necessidade de defensivos.

3 comentários:

  1. Devemos descascar a maçã?
    Não é nela que está as vitaminas?

    ResponderExcluir
  2. A casca da maçã possui muitos nutrientes como a vitamina C , fibras e antioxidantes.Como a fruta é armazenada geralmente em câmaras frias por um período de até nove meses após a colheita, o agrotóxico se degrada até ser consumido.Como não teremos certeza que isso está sendo feito corretamente, para diminuir a concentração de agrotóxicos siga as instruções de higiene e pode comer a casca.

    ResponderExcluir
  3. Ou dê preferência para a fruta orgânica.

    ResponderExcluir